Holanda inaugura a primeira biblioteca em um aeroporto

Informações do produto

PublishNews –  Por M.Fernanda Rodrigues

Esperar em aeroporto não precisa mais ser entediante. Alguns já contam com cinema, mas as cerca de duas horas do filme às vezes não condizem com o tempo que se tem antes do embarque. A Holanda teve uma ideia melhor. O Schiphol, em Amsterdã tem a primeira biblioteca em um aeroporto. Ela vai funcionar dia e noite e os livros não serão emprestados. O que querem é que a Biblioteca do Aeroporto seja um lugar para as pessoas relaxarem. Lá, encontrarão livros holandeses traduzidos para mais de 29 línguas, música e filmes locais. A iniciativa é da ProBiblio, que contou com a cooperação da Associação de Bibliotecas Públicas Holandesas e do Ministério da Educação. Museus e instituições culturais também ajudaram a formar o acervo.
 
Além dos nove iPads doados pela Apple, outro gadget estará disponível lá. O chamado ‘TankU’ foi criado pela biblioteca pública DOK Delft para permitir que filmes sejam salvos no celular. Assim, os visitantes poderão levar um pouquinho da Holanda com eles ou terminar de assistir ao vídeo no voo.
 
A Biblioteca do Aeroporto é parte do novo espaço chamado Holland Boulevard, no terminal de embarque, por onde passam mais de 18 milhões de pessoas todos os anos. Há ainda restaurantes típicos, bares, uma galeria de arte, salas com lareira, lojas, salas de massagem, cassino e mais.

Veja a página da biblioteca: http://www.airportlibrary.nl/