Esta semana, chega às livrarias o primeiro leitor digital Brasileiro

Informações do produto

A partir de terça-feira, a Positivo vai colocar no mercado o Alpha, o primeiro e-reader brasileiro. O preço estimado é de R$ 700,00, mas pode variar para mais ou para menos, conforme a loja.

O Alpha tem algumas vantagens sobre o Kindle, o popular e-reader vendido pela Amazon. É mais leve e menor. A tela é touchscreen: para passar uma página, basta passar o dedo na tela. A navegação do Kindle é mais complicada, através de botões na lateral do aparelho. O teclado do Alpha é virtual, e só aparece quando é necessário, enquanto o do Kindle ocupa toda a parte debaixo do aparelho. Para ler livros em português, o Alpha é melhor, porque o Kindle não lê os livros digitais vendidos pelas livrarias nacionais, não é compatível com o padrão de segurança adotado pelas editoras no Brasil. O Alpha também vem com um dicionário Aurélio embutido no aparelho, que pode ser facilmente acessado a qualquer momento durante a leitura.

A grande desvantagem do Alpha é que ele não permite que a compra do livro seja feita diretamente no aparelho. É preciso comprar o livro, baixá-lo no computador e depois transferí-lo para  o aparelho através de um cabo USB. E o grande problema, por enquanto, é que temos poucos títulos nacionais em formato digital. Mas essa situação deve melhorar até o final do ano, quando editoras como a Companhia das Letras, a Objetiva e a Rocco devem entrar com mais vigor neste mercado.

Então, vamos prestigiar o produto nacional?